segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Union


É isso aí, união. Não é isso que é o rugby? Acho que é essa a palavra, e também é o nome do formato clássico: 15 de cada lado.

2 pilares, 1 hooker, 2 segundas linhas, 2 asas, 1 oitava, 1 scrum-half, 1 abertura, 1 primeiro centro, 1 segundo centro, 2 pontas e 1 fullback. Esse é o time.

Ontem essa foi a palavra, esse foi o formato.

O feminio da Cásper foi pra Jundiaí cedo de manhã, com receio por jogar nesse estilo, nunca antes jogado por nós e ainda a incerteza de se jogariamos mesmo. Chegamos lá um hora do horário marcado para o jogo e descobrimos que talvez jogariamos no final do dia apenas. Depois de algum tempo e muita conversa jogamos no horário antes combinado. Muita conversa porque as meninas dos times do interior não conseguiam decidir se jogariam todas, se seria union mesmo ou se seria 12 ou 10 ou 7's. Muitas delas tinham acabado de comer e não queriam jogar por isso, mas o tesão pelo rugby sempre fala mais alto e enfim: jogamos.

Perdemos, sem medo ou vergonha de admitir, mas fizemos bonito. Nosso time tem 1 ano de existência e muitas das nossas meninas (jack, raquel, samara, didi, luana, flávia) nunca tinham jogado nada além do touch nos treinos. Union sempre nos pareceu distante e do nada estavamos lá, 16 meninas, prontas pra por em prática tudo o que aprendemos nos treinos e assistindo a jogos e olha, acho que aprendemos bastante, porque o que nos impediu de ganhar não foi o fato de sermos ruins (não somos!), mas sim pequenos detalhes que no final interferem no placar:

falta de confiança e apoio. Tudo isso a gente trabalha no treino e nos jogos que vierem, definitivamente isso não foi problema.

Didi de hooker, eu de oitava, mell de scrum-half, gabi de abertura, jack lá na ponta... cada uma em sua posição mostrando que não temos medo. O primeiro jogo foi a prova de que nosso potencial é enorme e que garra temos sobrando. No segundo jogo, que já foi no fim da tarde, estavamos mais espertas e com menos medo, rolaram algumas mudanças das meninas em algumas posições, mas mesmo assim estava todo mundo cuidando pra sairmos de lá com aquele sentimento ótimo de dever cumprido.

Pra mim o dia foi além de especial, porque incluído nisso tudo estava eu lá, sendo a oitava. Minha posição dos sonhos que pensei que nunca conseguiria ocupar. Quando jogaria union? e quem disse que eu seria a oitava caso jogassemos? Quando surgiu a noticia no sábado de que jogariamos em 15, virei pro Timmy e pedi se poderia ser a oitava, ele concordou num tom de "veremos" e foi. Ontem eu fui a oitava! Não dá nem pra explicar o que senti, ainda mais depois quando ele me elogiou e no segundo jogo ainda me colocou de scrum-lider. Ele nunca tinha nomeado uma scrum-lider pra nenhum dos nossos outros jogos. Felicidade dupla!

Depois do segundo jogo falei uma verdade, ontem eu joguei ao lado de 14 amigas.

E o rugby é isso, não é? Union.

2 comentários:

andrechaos disse...

legal o texto, gostei!

mas olha, no futeforum nao tem essa de união não. errou um passe ou perdeu um gol, tem que aguentar os piores xingos do mundo. hahuashdfuaisfhuiasd

ah, finalmente te linkei la no meu, sempre esquecia!

Anônimo disse...

putz, esqueci que esse fim de semana você teria campeonato. Belo texto, hein?

Só não gosto que você não responda aos meus emails, maldita.